Oncohematologia Molecular

O Serviço de Oncohematologia Molecular do Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da Universidade Federal da Bahia teve suas atividades iniciadas em 2019 e, desde então, vem em constante crescimento. Atende os pacientes do estado da Bahia pelo Sistema Único de Saúde. Realiza exames essenciais na prática clínica em hematologia para auxiliar desde o diagnóstico até na escolha e acompanhamento da terapia.​


Equipe:
  • Herbert Henrique de Melo Santos – Médico hematologista
  • Rogério Reis Conceição – Biotecnologista e Farmacêutico

Atendimento: Recebimento de amostras de segunda-feira a quinta-feira das 7h às 16h. Não recebemos amostras nos dias que precedem feriado.
Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular (Térreo) Instituto de Ciências da Saúde - ICS - UFBA Av. Reitor Miguel Calmon - Vale do Canela 40110-902 – Salvador - BA

Orientações:

1. A solicitação do exame deve ser feita em formulário BPA-I (tipo APAC) e FORMULÁRIO DE REQUISIÇÃO do Laboratório (disponíveis abaixo), apenas uma via de cada. Os formulários devem estar devidamente preenchidos com TODOS os dados do paciente (nome completo, nome da mãe, data de nascimento, endereço e Cartão Nacional de Saúde), CID da doença sob suspeita, dados do médico solicitante (nome, CPF ou CNS), bem como sua assinatura, carimbo com CRM legível e data da solicitação. Todos os campos devem ser preenchidos de forma legível.

CÓDIGO:02.02.10.021-9
DESCRIÇÃO DO EXAME: DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIA CROMOSSOMA PHILADELPHIA POSITIVO POR TÉCNICA MOLECULAR
NOTA: Dependendo do ponto de quebra no gene BCR, diferentes isoformas de transcritos podem ser formadas, sendo a p210 encontrada frequentemente em pacientes com Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e a p190 é detectada principalmente em casos de Leucemia Linfoblástica Aguda de Células B (LLA-B).
CASO HAJA NECESSIDADE DE AVALIAR AS DUAS ISOFORMAS, O FORMULÁRIO BPA-I (TIPO APAC) DEVE SER PRENCHIDO EM DUPLICIDADE.

2. A solicitação médica (formulário APAC) deve ser acompanhada de Xerox da identidade, CPF, telefone de contato, comprovante de residência do paciente e cartão do SUS.

3. As amostras devem ser encaminhadas em temperatura ambiente, acondicionadas em caixa de isopor ou caixa de transporte. As amostras deverão ser coletadas em EDTA (02 tubo de EDTA – Tampa roxa - 4mL). O TEMPO DECORRIDO ENTRE A COLETA E A ENTRADA NO LABORATÓRIO DEVE SER NO MÁXIMO DE 24H.

4. Não é necessário Jejum e nem agendamento do exame.

5. A coleta (em caso de sangue periférico) pode ser realizada no laboratório das 8h as 11:00 de segunda a quinta-feira. Não realizamos coleta de medula óssea.

6. NÃO SERÃO ACEITAS AMOSTRAS SEM IDENTIFICAÇÃO, COM VOLUME DE AMOSTRA INSUFICIENTE, SEM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE OU QUALQUER OUTRO FATOR INTERFERENTE.

7. O recebimento de amostras para execução dos exames PML-RARA qualitativo, FLT3-ITD, NPM1 EXON 12 e KIT EXON 8 estão diretamente associados à elegibilidade e aceite do paciente em participar dos diversos projetos de pesquisa do setor.

Para maiores esclarecimentos favor entrar em contato pelo nosso e-mail: ohm@labimuno.ufba.br


Baixe aqui os formulários de requisição OBRIGATÓRIOS: