Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo

O serviço de Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo do Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da Universidade Federal da Bahia realiza o diagnóstico de doenças oncohematológicas e quantificação de células-tronco para o Transplante de Medula Óssea. Teve suas atividades iniciadas em 2005 e desde então vem em constante crescimento. Atende os pacientes do estado da Bahia pelo Sistema Único de Saúde. A imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de alta complexidade, tem sido o método preferencial para a determinação da linhagem celular e análise da maturação das células nas neoplasias hematológicas. Através dela é possível definir se um paciente é portador de uma leucemia e seu tipo específico.

A análise através da citometria de fluxo é um método objetivo e quantitativo para:
  • - Determinação de linhagem celular. Além de determinar a linhagem nos grandes grupos, mielóide, células B, T e NK, a caracterização imunológica contribui para a classificação em subgrupos mais específicos da Leucemia Mielóide Aguda (LMA) e Leucemias bifenotípicas.
  • - Caracterização diagnóstica no caso das doenças linfoproliferativas crônicas.
  • - Caracterização da heterogeneidade e dos aspectos aberrantes das populações de células malignas, permitindo aplicar estas observações no monitoramento da terapia e detecção de doença residual mínima.
  • - Definição da linhagem celular na crise blástica de síndromes mieloproliferativas crônicas.
  • - Diagnóstico de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) – Técnica Padrão Ouro.
  • - Quantificação de Células-tronco para o Transplante de Medula Óssea (TMO).

Equipe:
  • Allan Souza dos Santos – Biomédico
  • Herbert Henrique de Melo Santos – Médico hematologista
  • Gessiana Andrade Vasconcelos – Farmacêutica
  • Lorene da Silva Santos – Biomédica
  • Mariane Melo dos Santos – Biomédica

Atendimento: Recebimento de amostras de segunda-feira a quinta-feira das 7h às 16h. Não recebemos amostras nos dias que precedem feriado.

Orientações:

1. Solicitação do exame deve ser feita em formulário BPA-I (tipo APAC) e FORMULÁRIO DE REQUISIÇÃO do Laboratório (disponíveis abaixo), apenas uma via de cada. Os formulários devem estar devidamente preenchidos com TODOS os dados do paciente (nome completo, nome da mãe, data de nascimento, endereço e Cartão Nacional de Saúde), CID da doença sob suspeita, dados do médico solicitante(nome, CPF ou CNS), bem como sua assinatura, carimbo com CRM legível e data da solicitação. Todos os campos devem ser preenchidos de forma legível. .

2. A solicitação médica (formulário APAC) deve vir acompanhada de Xerox da identidade, CPF, telefone de contato, comprovante de residência do paciente e cartão do SUS.

3. As amostras devem ser encaminhadas em temperatura ambiente, acondicionadas em caixa de isopor ou caixa de transporte. As amostras deverão ser coletadas em EDTA (01 tubo-4mL de hemograma-Tampa roxa), acompanhadas de 2 lâminas. O tempo decorrido entre a coleta e a entrada no laboratório deve ser, no máximo de 24h.

4. Não é necessário Jejum e nem agendamento do exame.

5. A coleta (em caso de sangue periférico) pode ser realizada no laboratório das 9h as 11:30 de segunda a quinta-feira. Não realizamos coleta de medula óssea.

6. Não serão aceitas amostras sem identificação ou sem documento de identificação do paciente.


Para maiores esclarecimentos favor entrar em contato pelo nosso e-mail: imunofenotipagem@labimuno.ufba.br

Baixe aqui os formulários de requisição OBRIGATÓRIOS: